(11) 5524-3807
Consultas - Ligue
Marque uma Consulta
Unidade 1
R. São Benedito, 1063, SP
Ver Localização
Unidade 2
Avenida Adolfo Pinheiro, 1000, Conjunto 31, SP
Ver Localização

Pólipos de Vesícula

O pólipo da vesícula biliar é uma lesão da parede que se projeta para o interior do órgão. Podem ser benignos ou malignos. Os benignos são na sua maioria formados por colesterol ou decorrentes de processos inflamatórios. O maligno é o carcinoma da vesícula biliar. Eles têm sintomatologia pobre ou inexistente. A sua relação com sintomas digestivos não está bem estabelecida. O diagnóstico é feito pela ultrassongrafia e a conduta depende basicamente do aspecto do polipo nesse exame. Polipos menores que 1 cm e não associados à presença de cálculos na vesícula devem ser acompanhados com ultrassom a cada 6 meses por 2 anos, e depois desse período o exame deve ser realizado anualmente.

Se em algum desses exames houver aumento do tamanho ou do número de pólipos, estará indicado o tratamento cirúrgico. Em caso de associação com pedra na vesicula, mesmo os pólipos menores de 1 cm também tem indicação cirúrgica. Polipos maiores que 1 cm, associados ou não a presença de cálculos no órgão, o tratamento cirúrgico se impõem graças a grande possibilidade de se tratar de câncer. O tratamento cirúrgico consiste na colecistectomia, isto é, a retirada da vesícula biliar, que pode ser por laparoscopia.

“As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.”

Topo