Hemorróidas

A doença hemorroidária, conhecida popularmente como hemorroida, consiste na dilatação de vasos sanguíneos presentes no ânus. Os sinais e sintomas mais comuns são sangramento retal, coceira (prurido) perianal, dor ou desconforto local e aumento de volume com projeção para fora do anus (prolapso). As hemorroidas são classificadas em externa (quando identificada ao redor do ânus) ou interna (dentro do reto). Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária, podendo estar associado à fissura anal ou com abscesso perianal.

As hemorroidas podem afetar homens e mulheres, principalmente na fase adulta entre os 45 e 65 anos idade. A herança genética é um fator importante para o desenvolvimento de hemorroidas, ou seja, filhos de pais com doença hemorroidária têm uma chance maior de desenvolverem esse problema.

Causas de hemorroida

• Obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre;

• Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdômen;

• Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais;

• Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus;

• Componente genético: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorroidas sem que haja precedentes familiares;

• Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos;

• Sexo anal: pode produzir fissuras numa região muito vascularizada.

Diagnóstico

O diagnostico da doença hemorroidária é feito através da avalição clinica dos sinais e sintomas, sendo na durante a consulta medica realizado maioria dos diagnósticos. Alguns exames podem ser realizados como a anuscopia e retosigmoidoscopia.

Tratamento

O tratamento da doença hemorroidária pode ser feito com mudanças nos hábitos alimentares, aumentando a ingestão de fibras e líquidos para melhorar o fluxo intestinal; pomadas lubrificantes e anestésicas; medicamentos; e cirurgias para a retirada das hemorroidas.

Existe uma tecnica de ser tratadas as hemorroidas internas chamada ligadura elástica. Essa técnica consiste na aplicação, por via endoscópica, de um elástico na região acima dos mamilos hemorroidários (área menos sensível para dor), interrompendo o fluxo sanguíneo e causando a necrose desse tecido. Desta forma, as hemorroidas caem e os tecidos do ânus se regeneram, sem a necessidade de cirurgia e internação. A escolha do tratamento a ser seguido deve ser conversada com o seumédico, que irá avaliar o grau de evolução das hemorroidas e o perfil de cada paciente.